Contribuição da simulação médica para o treinamento de profissionais da saúde no combate ao COVID-19

No dia 26 de fevereiro de 2020 foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil, ocorrido na cidade de São Paulo. Com o aumento expressivo de casos da doença devido à rápida propagação do vírus e a determinação de estado de emergência pelas autoridades, se tornou necessário que fossem ampliadas as medidas de proteção e cuidados na assistência hospitalar.

Na tentativa de reforçar o atendimento à população nessa crise na saúde pública, começaram a ser adotadas diversas ações de enfrentamento ao covid-19. Por ser um novo coronavírus, exigiu das equipes dos hospitais um preparo ainda maior para poder encarar os desafios de atuar na linha de frente. Embora as equipes dos hospitais já estejam habituados a certos processos rotineiros de assistência, manejo de pacientes e aos riscos de exposição e infecção de doenças, se tornou indispensável o treinamento imediato dos profissionais da saúde para a prática de novos procedimentos e protocolos a serem desenvolvidos frente à nova situação imposta pela pandemia.


Novamente, os recursos tecnológicos de simulação foram essenciais na atualização e capacitação da área da saúde. O uso de metodologias inovadoras como pacientes virtuais e simuladores de alta fidelidade ajudaram a garantir maior segurança para o paciente e aumentar a autoconfiança dos profissionais na luta para salvar vidas. Passar por essa vivência prática em ambientes interativos e controlados que reproduzem cenários clínicos permitiu que procedimentos e intervenções fossem praticadas de forma segura antes de uma experiência real.


Diversos hospitais e centros de simulação em todo o Brasil empregam, desde o início dos contágios, o treinamento simulado para o desenvolvimento de habilidades técnicas e motoras, visto a sua eficácia no desempenho do trabalho em equipe, processos de tomada de decisão e na qualificação de profissionais da saúde para atuarem na linha de frente ao combate do covid-19. Esse último ano, mais do que nunca, nos mostrou a importância de estarmos bem preparados em situações de emergência e o potencial de atingir sucesso nas práticas médicas com o treinamento simulado. Esperamos que, assim, em breve seja possível ultrapassarmos os desafios impostos pela pandemia.


#pandemia #covid_19 #coronavirus #treinamentomedico #simulação #profissionaisdasaude

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo