top of page

A relevância da prática para ter o domínio do método.

Uma pesquisa investigou os fatores que influenciavam a taxa de sucesso e complicações de punções percutâneas da veia jugular. Os resultados concluíram que, quando o método guiado por ultrassom foi aplicado, o grau de experiência pessoal do médico que realizou a punção não foi um fator determinante no resultado final do procedimento. No entanto, quando o médico atuando como ultrassonografista já estava familiarizado com a técnica, verificou-se que, não apenas as taxas de falhas e complicações foram significativamente menores, mas também a técnica apresentou taxas de sucesso mais altas. Variáveis dependentes do paciente também foram analisadas, mas não tiveram tanta influência quanto as variáveis dependentes do profissional responsável pelo procedimento, citadas anteriormente.



Estudos como esse demonstram a relevância da prática para ter o domínio do método. Uma orientação ultrassonográfica confiável, fornecendo representações exatas das condições das estruturas, com a visualização simultânea e ininterrupta da agulha e do vaso pode fazer toda a diferença no sucesso de um procedimento guiado por ultrassom.




Um treinamento profissional baseado em simuladores que permitam que você pratique suas habilidades com liberdade e segurança é a melhor maneira de obter sucesso na realização de procedimentos médicos.


Referência:

MEY, U. et al. Evaluation of an ultrasound-guided technique for central venous access via the internal jugular vein in 493 patients. Supportive care in cancer, v. 11, n. 3, p. 148-155, 2003.


24 visualizações0 comentário
bottom of page