top of page

Desenvolvimento de simuladores clínicos e perspectivas da simulação no Brasil - “CBN Tecnovação”

Nosso fundador, Dr. Felipe Grillo falou sobre o desenvolvimento de simuladores clínicos para a prática de procedimentos médicos, bem como as perspectivas da simulação médica no Brasil. Além disso, contou um pouco sobre a simulação no caso da separação das gêmeas siamesas ocorrido em 2018 em Ribeirão Preto.


Os rápidos avanços tecnológicos na medicina impactam diretamente o processo educativo de formação médica e traz um novo obstáculo: auxiliar os profissionais da saúde a assimilarem constantemente essas atualizações tecnológicas e associá-las à fundamentação teórica, de modo a complementar as habilidades adquiridas durante a graduação ou a residência.

A simulação médica é uma metodologia de ensino eficiente, que vem crescendo no Brasil nos últimos anos e que contribui, cada vez mais, para que profissionais da saúde aumentem sua autoconfiança e desenvolvam habilidades essenciais para a profissão, beneficiando ao fim da cadeia, a peça mais importante da saúde: o paciente. Além disso, a etapa de simulação pode aprimorar o aprendizado de técnicas e procedimentos médicos básicos, contribuindo para a aceleração de outras etapas obrigatórias. Experienciar o treinamento prático com simuladores permite ao profissional familiarizar-se com os equipamentos, restringindo eventuais dificuldades associadas à seu uso e garante maior assertividade no procedimento necessário.

Atingir a excelência em um novo procedimento ou realizá-lo de forma independente é um desafio recorrente na carreira. Nesses momentos, é imprescindível contar com ferramentas adequadas que possibilitem que o profissional, ao final do treinamento, sinta-se apto e seguro em cuidar de seus pacientes. Nossos modelos são desenvolvidos com o objetivo de reproduzir ao menos uma característica realista, permitindo assim a reprodução de situações clínicas de um procedimento.

Proporcionar a excelência médica através de simuladores é a nossa motivação. Aprendendo, praticando ou aprimorando, conte com a Gphantom!


Você pode ouvir o podcast pelo link: Gphantom na CBN!

63 visualizações0 comentário
bottom of page