top of page

É hora de POCUS: O Papel Vital do Treinamento Simulado

Nos últimos anos, a Medicina tem testemunhado avanços significativos nas técnicas de ultrassonografia à beira do leito, conhecidas como Point-of-Care Ultrasound (POCUS). Esta modalidade oferece aos médicos uma ferramenta poderosa para diagnóstico rápido e intervenção direta em situações críticas. O aumento da acessibilidade e eficácia da POCUS destaca-se como um marco notável na prática clínica contemporânea.


Um componente crucial para a adoção bem-sucedida de POCUS é o treinamento adequado. Nesse sentido, os simuladores para técnicas de ultrassonografia desempenham um papel vital nesse processo, permitindo que os médicos desenvolvam habilidades práticas em um ambiente seguro e controlado. A Gphantom é uma empresa pioneira no desenvolvimento desses simuladores, tendo sido amplamente reconhecidos pela sua qualidade e eficácia.



Gphantom: Elevando o Treinamento em POCUS


Os simuladores Gphantom oferecem uma gama diversificada de opções para treinamento em POCUS, reproduzindo estruturas anatômicas, nervos, veias, artérias, abscesso, entre outros. Os blocos de treinamento são ferramentas essenciais para a prática de técnicas básicas de ultrassonografia, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas. Modelos como o Gphantom 5 vias, por exemplo, conta com estruturas venosas e arteriais, permitindo simular procedimentos em diferentes cenários clínicos com maior precisão e realismo.


Outro modelo com potencial auxílio ao treinamento de POCUS é o Gphantom NAV , que representa um avanço significativo na simulação de ultrassom. Desenvolvido com um material que reproduz características do tecido humano em ultrassonografia este simulador oferece uma experiência de treinamento segura, imersiva e interativa. Com o Gphantom NAV, os médicos podem aprimorar suas habilidades de POCUS e criar cenários de desafios da rotina POCUS. 


A Importância do Treinamento com Simuladores em POCUS


Estudos demonstraram consistentemente os benefícios do treinamento com simuladores na aquisição e retenção de habilidades em ultrassonografia. Um artigo publicado no Journal of Emergency Medicine destacou que o treinamento com simuladores resultou em melhorias significativas no desempenho dos médicos em exames de ultrassom, contribuindo para diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficazes em emergências médicas.


Além disso, a prática com simuladores permite que os médicos desenvolvam confiança em suas habilidades, reduzindo a ansiedade e aumentando a prontidão para aplicar POCUS em situações clínicas reais. Como resultado, o treinamento com simuladores desempenha um papel crucial na melhoria da segurança do paciente e na qualidade do atendimento médico.


À medida que as técnicas de POCUS continuam a se expandir e se integrar à prática clínica, o treinamento eficaz torna-se uma prioridade ainda maior. Os simuladores de ultrassom da Gphantom oferecem uma plataforma robusta e inovadora para o desenvolvimento de habilidades em POCUS, capacitando os médicos a fornecerem cuidados de qualidade superior aos seus pacientes. Investir em treinamento com simuladores é investir no futuro da medicina de ultrassom à beira do leito.


Referências:


Atkinson P, Bowra J, Lambert M, Lamprecht H, Noble VE, Jarman B, et al. International Federation for Emergency Medicine Consensus Statement: Sonography in hypotension and cardiac arrest (SHoC). Acad Emerg Med. 2017;24(9):1095-1107.

Dinh VA, Dukes WS, Prigge J, Avila M, Ultrasound training for medical students and internal medicine residents—A needs assessment. J Educ Eval Health Prof. 2011;8:4.

Kimura BJ, Amundson SA, Phan JN, Agan DL, Shaw DJ. Observations during development of an emergency ultrasound program at an academic medical center. J Ultrasound Med. 2008;27(6):793-799.


57 visualizações0 comentário
bottom of page