A punção venosa é um procedimento básico frequente na prática médica, sendo fundamental para coleta de sangue, administração de medicamentos e nutrição parenteral. Dada sua importância e a necessidade de precisão, o treinamento adequado é indispensável para que os profissionais de saúde desenvolvam habilidades e confiança.
A simulação no treinamento de punção venosa oferece um ambiente controlado e seguro, onde erros não têm consequências para o paciente. Neste conteúdo, exploraremos os achados de um recente estudo de coorte prospectivo realizado com estudantes de medicina, que investigou a aquisição e retenção de habilidades em punção venosa baseada em simulação.
Impacto da simulação na aquisição de habilidades em punção venosa
No estudo conduzido por Kodikara et al. [1], um grupo de 55 estudantes de medicina pré-estágio participou de um programa de treinamento de habilidades de punção venosa em laboratório, utilizando simuladores e pacientes padronizados [1].
A simulação permitiu que os estudantes praticassem a técnica em modelos anatômicos e aprimorassem suas habilidades de comunicação com os pacientes. Esse treinamento foi conduzido em duas etapas: uma avaliação imediata, logo após o treinamento, e uma avaliação subsequente, realizada um ano depois em ambiente clínico real. Os resultados indicaram que os estudantes apresentaram melhorias significativas em termos de competência técnica e autoconfiança logo após a simulação e, surpreendentemente, mantiveram esses avanços mesmo após um ano [1].
Os simuladores permitiram que os estudantes se familiarizassem com a técnica de punção venosa antes do contato com pacientes reais, minimizando erros e promovendo uma experiência de aprendizado mais completa. A simulação oferece, portanto, um espaço para que os estudantes desenvolvam essas competências com segurança e aprimorem seu desempenho em situações clínicas reais [1].
Retenção de habilidades e autoconfiança no ambiente clínico
Um aspecto interessante do estudo foi a análise de retenção de habilidades, medida um ano após o treinamento em simulação. Na avaliação subsequente, os estudantes foram convidados a realizar punções venosas em pacientes reais [1].
Comparado ao desempenho imediato, os estudantes não apenas mantiveram suas habilidades, mas também apresentaram melhora na autoconfiança ao realizar o procedimento. Esse dado reforça que o treinamento em simulação oferece uma base sólida, que facilita a transição para o ambiente clínico. A possibilidade de praticar repetidamente em simuladores ajuda a solidificar o conhecimento, o que se reflete no desempenho futuro [1].
Contudo, deve-se considerar que a retenção das habilidades também pode ter sido influenciada pelo contato posterior dos estudantes com cenários clínicos reais. A prática repetida no estágio clínico e o reforço do aprendizado são elementos importantes para que as habilidades técnicas se fixem na memória a longo prazo. Em contrapartida, o estudo também sugere que os estudantes mantiveram a confiança em suas competências mesmo sem prática contínua, o que pode estar relacionado ao alto grau de realismo e interatividade proporcionado pelo treinamento em simulação [1].
Implicações para a prática de punção venosa
O treinamento em simulação para punção venosa se mostra uma ferramenta valiosa para a formação médica, especialmente para estudantes em estágio inicial.
Ao proporcionar um ambiente seguro para o desenvolvimento de habilidades, a simulação não apenas melhora a competência técnica, mas também contribui para a formação de uma postura profissional confiante e eticamente responsável. A possibilidade de praticar técnicas invasivas em simuladores reduz a pressão sobre o estudante e o impacto sobre o paciente, o que favorece um aprendizado mais tranquilo e produtivo.
À medida que a simulação se torna uma prática mais acessível e difundida, espera-se que o impacto positivo dessa metodologia se reflita em um atendimento de saúde mais seguro e eficiente. O estudo de Kodikara et al. reforça a importância de integrar a simulação nos programas de formação médica, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais indispensáveis para o exercício de profissionais de saúde.
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Referências:
[1] Kodikara K, Seneviratne T, Premaratna R. Pre-clerkship procedural training in venipuncture: a prospective cohort study on skills acquisition and durability. BMC Med Educ. 2023 Oct 6;23(1):729. doi: 10.1186/s12909-023-04722-2
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